Professores Responsáveis

Márcia Bícego Caruso

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado dna Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Química Orgânica Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha, paleoceanografia e marcadores organicos geoquímicos. Abaixo relacionados os trabalhos publicados nos últimos 5 anos.

Rafael Andre Lourenço

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Oceanografia Química e Geológica pelo Instituto Oceanográfico - USP (2007). Entre 2007 e 2015 trabalhou como pesquisador no Centro de Pesquisas da PETROBRAS (CENPES). Atuou como consultor para a empresa DTA-Engenharia entre 2007 e 2014. Atualmente é Professor Doutor no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, contaminantes orgânicos, hidrocarbonetos, sedimentação, marcadores orgânicos moleculares, bioacumulação e biomarcadores geoquímicos.

Rosalinda Carmela Montone

Bacharel em Química pela UNESP (1983), mestrado em Oceanografia (1987) e doutorado em Química pela USP (1995). Professora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo desde 1996. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Química e Geológica da USP (2003-2011). Chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP (2009-2011). Vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação do IOUSP (2009-2013). Presidente em exercício do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da USP (fev-set/2012). Coordenadora adjunta do Proantar/Rede-2 Gerenciamento ambiental da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica (2002-2006). Vice-coordenadora do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA) desde 2009.Tem experiência na área de Oceanografia com ênfase em poluição marinha, atuando principalmente na pesquisa de poluição por esgotos, plásticos e poluentes orgânicos persistentes (POPs) no ambiente marinho e Antártica.

Corpo Técnico

Lourival Pereira Souza

Técnico no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Satie Taniguchi

Possui graduação em Bacharel em Química pelo Instituto de Química (1993), mestrado em Oceanografia Química) pelo Instituto Oceanográfico (1995) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é química do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluentes orgânicos persistentes (organoclorados e organobromados), hidrocarbonetos, esteróides em regiões costeiras do Brasil e no ambiente marinho Antártico utilizando matrizes como sedimento e organismos.

Silvio Tarou Sasaki

Bacharel e licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências (Oceanografia Química e Geológica) pelo Instituto Oceanográfico da USP. Atualmente exerce a função de especialista de laboratório junto ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de desenvolvimento e otimização de métodos analíticos, com ênfase em técnicas de separação (Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) e análise de traços atuando nos seguintes temas: hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos de origem biogênica e antropogênica, marcadores de exposição a esgoto (esteróides fecais e alquilbenzeno lineares), compostos organoclorados (pesticidas e bifenilos policlorados) e monitoramento ambiental em matrizes como água, sedimento e organismos marinhos. Atua em projetos relacionados a caracterização da origem da matéria orgânica utilizando razão isotópica molecular de hidrocarbonetos alifáticos. Desenvolve pesquisas na caracterização de espécies de microalgas utilizando pigmentos fitoplanctônicos. Realiza pesquisas em ambientes marinhos da costa brasileira e Antártica.

Pesquisadores de Pós-Doutorado

Caio Vinícius Zecchin Cipro

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado e doutorado em ciências (ambos em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, concluídos em 2007 e 2011, respectivamente). É bolsista de Pós-Doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sob supervisão da Profa Dra Rosalinda Carmela Montone no Instituto Oceanográfico da USP com o projeto "Vegetação e solo como indicadores de relevantes fontes secundárias de poluentes em ecossistemas antárticos", tendo concluído estágio BEPE na Universidade de La Rochelle (França), sob supervisão do Prof CrEX Paco Bustamante. Atua majoritariamente em três frentes de pesquisa: Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), metais pesados/elementos traço e isótopos estáveis como ferramentas para análise trófica

Fernanda Imperatrice Colabuono

É formada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), concluiu o mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 2005. Durante seu mestrado trabalhou com ecologia alimentar de albatrozes e petréis (Procellariiformes). Realizou o doutorado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), na área de Oceanografia Química, atuando principalmente na pesquisa de poluentes orgânicos em aves marinhas. Atualmente é pós-doutoranda do IO-USP e estuda aspectos da ecologia e conservação de aves antárticas, através da análise de contaminantes orgânicos e inorgânicos e de isótopos estáveis.

Patrícia Andrade Neves

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (2006) e mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química.

Tatiane Combi

É PhD em Ciências Ambientais - Tutela e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade de Bolonha, Itália. Possui graduação em Oceanografia e mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de poluição marinha, com participação em diversos projetos envolvendo a determinação de POPs, principalmente contaminantes organoclorados, e contaminantes emergentes em ambientes marinhos.

Doutorandos

Luciana Saraiva Filippos

Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Licenciatura-2005; Bacharelado-2006). Mestre pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2010), na área de Geoquímica dos processos exógenos, tendo atuado com foraminíferos, emissário submarino de esgoto e poluição costeira. Especialista em Educação Ambiental (2011) pelo SENAC. Atuou/atua em atividades relacionadas a licenciamento ambiental, pesquisas com o meio marinho, realização de laudos de caracterização de vegetação, além de atividades educacionais e de monitoria sobre assuntos ambientais

Mestrandos

Aline Cason Corrêa

Bacharel em oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016) com graduação sanduíche na Queensland University of Technology (QUT) pelo programa Ciência sem Fronteiras. Atualmente é mestranda em Oceanografia na área de concentração de Química pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha, geoquímica orgânica e marcadores orgânicos geoquímicos.

Daniela Alves Maia da Silva

Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em conservação, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - campus Sorocaba. Foi bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras com graduação sanduiche pela Universidad Autónoma de Madrid (2012-2013). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento de microrganismos celulolíticos e pectinolíticos e compostagem. Participou do Núcleo de Estudos em Ecologia da Paisagem e Conservação (NEEPC), com interesse nas áreas de conservação de ecossistemas marinhos e Ecologia de Paisagem. Foi estagiária do Laboratório de Química Orgânica Marinha (LabQOM) no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse: Ornitologia, Ecologia marinha, Conservação e Oceanografia química.

Doris Nagaoka

Graduanda em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é estagiária do Laboratório de Geoquímica e Poluição Marinha. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando nos principais temas: poluição marinha, geoquímica marinha e marcadores orgânicos geoquímicos.

Fabiana Ribeiro Fontenelle da Silva

Formação em Oceanografia na Universidade Federal do Paraná - UFPR, com habilitação em pesquisa oceanográfica e ênfase em Geoquímica Orgânica e Poluentes Marinhos. Com especialização pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e aperfeiçoamento de Engenheiro de Campo SMS, que oferece uma visão holística da área de Segurança do Trabalho, Gestão e Meio ambiente e Saúde do trabalhador

Felipe Rodrigues dos Santos

Aluno de Pós-Graduação, no nível Mestrado, da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estagiou no Laboratório de Avaliação de Contaminantes Orgânicos (LACOr), com vínculo de bolsista de iniciação cientifica na área de determinação de compostos orgânicos em zona costeira. Desenvolveu análises laboratoriais de parâmetros hidroquímicos para disciplinas de oceanografia química através da bolsa de iniciação a docência. Possui conhecimentos em Oceanografia com maior experiência no ramo da oceanografia química, parâmetros hidroquímicos e geoquímica orgânica.

Nathália Araujo Kunrath

Mestranda em Oceanografia Química-USP. Graduada em Oceanologia pela Universidade Federal de Rio Grande.

Vaítsa Maciel Haratsaris

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Energia Solar Fotovoltáica. Estudante do programa de pós-graduação em oceanografia química em nível de mestrado pela Universidade de São Paulo (2016-2018).

Iniciação Científica

Bruno Coimbra Pegoraro

Iniciação Científica no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Cristian Timoszczuk

Iniciação Científica no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Juliana Ramos

Iniciação Científica no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Matheus Tabarelli

Iniciação Científica no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Iniciação Científica no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Nathalia Barbara Meleiro Santos

Iniciação Científica no Laboratório de Química Orgânica Marinha - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Colaboradores

Josilene silva

Possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade de Taubaté (2001) e concluiu mestrado em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2009). Durante seu mestrado trabalhou com poluentes orgânicos em tartarugas marinhas. Atualmente atua em projetos de pesquisa de poluentes orgânicos na Ilha da Trindade e Atol das Rocas e Instituto Antártico de Pesquisas Ambientais.