Objetivos
Introduzir o aluno à Ciência Oceanográfica, sequenciando Sistema Oceano I fornecendo aos alunos os conceitos básicos da ciência Oceanográfica. O ambiente marinho, suas principais características e processos.

Docente(s) Responsável(eis)
71491 - Belmiro Mendes de Castro Filho
888032 - June Ferraz Dias

Programa Resumido

Programa
Ciclos dos elementos menores nos oceanos. Gases dissolvidos na água do mar. Massas de água e circulação profunda oos oceanos. Forças atuantes na água do mar e equação do movimento. Circulação superficial dos oceanos. Oceanografia Costeira. Ambientes marinhos de sedimentação. Origem e distribuição dos sedimentos marinhos. Exploração de recursos marinhos vivos e não vivos, con enfâse em serviços ecossistêmicos e processos associados. Produção de recursos pesqueiros no mundo. Atividade pesqueira moderna. Avaliação de estoques. Maricultura. utilização racional de recursos marinhos. Noções de conservação marinha, con ênfase em impactos e ameaças do ambiente costeiro e marinho, incluindo poluição, perda de habitats e sobre-explotação de recursos. Novos conceitos de direito do mar. Trabalho de Campo.

Mais informações aqui.